eBook O consumidor de vinho no Brasil. Lançamento!

O conteúdo do ebook revela em forma de gráficos os resultados dos questionários aplicados aos consumidores de vinhos no Brasil.

A ideia de fazer esta pesquisa nasceu quando, ao perguntar aos agentes que atuam no setor vitivinicultor sobre o comportamento padrão do consumidor de vinho, recebia respostas pouco conclusivas. Faltavam dados robustos sobre diversas questões vitais para a análise econômica da atividade. Os vendedores, sejam eles lojistas ou produtores, conhecem os números de suas vendas, mas na maioria das vezes não sabem por que demandam seus produtos. Esta lacuna de conhecimento pode não inviabilizar seus negócios, mas é pouco provável que otimize o retorno sobre o capital investido. Por isso o objetivo do questionário aplicado ao consumidor de vinhos no Brasil (e aos não consumidores) foi entender por que age de determinada maneira e quais condições seriam necessárias para mudar seu padrão de consumo. Sucintamente, a pesquisa visa delimitar as possibilidades para expansão da oferta e quais ações fomentadoras de vendas poderiam ser adotadas. Sem conhecer os números, muitas ações se tornam um “tiro no escuro”.

O ebook conta com o prefácio do sommelier Marcelo Vargas, professor e pesquisador de vinhos, que conceder o seguinte depoimento: “Para chegar no rico conteúdo das páginas a seguir, com grande embasamento técnico mercadológico e vínico, nada melhor que um pesquisador inquieto e ávido por respostas. Nesses quesitos Mauro Salvo é referência. Economista com doutorado – parte dos estudos realizados na França -, que há muitos anos se dedica às mais complexas avaliações dos mercados nacional e internacional, que resolveu desbravar o confuso mundo dos vinhos. Se dedicou a estudar e entender a bebida e a relação complexa com os negócios do gênero.

Sobre o autor: Mauro Salvo, nascido em 1968 na cidade de São Paulo – SP, é analista do Banco Central do Brasil desde 1994, onde monitora o mercado de câmbio. Doutor e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, se especializou em Finanças pela mesma universidade. Realizou estágio de doutorado (Sanduíche) na Université Paris-Dauphine na França. Graduado em Economia pela PUC-SP, foi professor em sete universidades, entre elas UFRGS e UNISINOS (MBA – Negócios Internacionais). Foi Vicepresidente do Conselho Regional de Economia (CORECON-RS) por 2 mandatos consecutivos. Publicou vários artigos acadêmicos que tratam principalmente de Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo, Mercado de Câmbio, Economia Internacional e Economia da Cultura. Sua carreira profissional também inclui passagens por grandes empresas como VARIG, Banco Real e Credit Lyonnais. Possui as certificações da Wine and Spirit Education Trust – WSET 1, 2 e 3, Master Sommelier da ABS-RS.

Adquira já o seu clicando aqui